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Conheça as melhores ferramentas de planejamento estratégico e como usá-las

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Muitos acreditam que ter uma ótima ideia e capital é o suficiente para começar um negócio. Entretanto, organizar as prioridades é um passo importante demais para ficar em segundo plano.

Por isso, apostar em ferramentas de planejamento estratégico pode ser a solução para estruturar sua empresa.

A boa notícia é que existem diversas ferramentas gratuitas que podem te auxiliar nesta tarefa. Assim, é possível colocar todos os seus projetos em ação, prevendo riscos e aplicando investimentos no momento certo.

Pensando nisso, no blog de hoje vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre as três melhores ferramentas de planejamento estratégico do mercado e como aplicá-las no seu negócio. Dessa forma, você poderá entregar os melhores serviços para os seus clientes.

Afinal, o que são ferramentas de planejamento estratégico?

É fato: a rotina das pessoas está cada vez mais corrida, principalmente quando se tem um negócio para gerenciar. Por isso, se organizar nunca foi tão emergente quanto agora.

Para mais, dados oferecidos pela revista The Economist mostram que 88% de executivos alegam a importância da entrega de resultados baseados no plano estratégico. Porém, 44% dos planos feitos por eles falharam.

Neste cenário, as ferramentas de planejamento estratégico são grandes aliadas quando o assunto é planejamento. Pois é a partir delas que você irá estabelecer quais metas quer atingir e qual o caminho deve percorrer para alcançá-las.

Assim, um negócio que se planeja tem mais chances de aprimorar seus serviços e ser mais assertivo nas decisões de seus gestores. Dessa forma, os resultados serão sempre benéficos e o seu crescimento se torna uma realidade.

Se você está decidido a aplicar as ferramentas de planejamento estratégico no seu empreendimento e otimizar os seus resultados, papel e caneta na mão para anotar todas as suas funções.

Escolha a melhor ferramenta para você!

Agora que você já sabe que planejamento estratégico é fundamental dentro de uma empresa, chegou a hora de aplicá-lo no seu negócio.

Apesar de parecer uma tarefa difícil de executar, existem algumas ferramentas que possibilitam este serviço de forma prática e simplificada.

Mas, antes de escolher qual vai adotar em seu negócio, é preciso saber o que cada uma faz.

Então, vamos lá!

Mapa da Empatia

É uma ferramenta que auxilia na compreensão do seu público por meio de um diagrama de perguntas. Dessa forma, é possível mapear o comportamento do seu cliente.

De maneira geral, é uma ferramenta essencial no marketing por permitir: conhecer melhor o seu público e insights importantes a partir da análise do perfil.

Para preencher o mapa, deve-se dividi-lo em seis perguntas a respeito do cliente:

  1. O que pensa e sente?
  2. O que escuta?
  3. O que fala e faz?
  4. O que vê?
  5. Quais são as dores dele?
  6. Quais são seus ganhos?

Assim, compreendendo quais os sentimentos da sua persona, fica mais fácil entregar exatamente o que ela deseja.

Mapa de Análise SWOT

Em tradução livre, as iniciais SWOT significa:  Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Portanto, é uma ferramenta que permite o mapeamento da empresa, conhecendo exatamente os pontos de atenção e pontos de potencialização.

 Entretanto, muitos empreendedores não se atentem ao detalhe mais importante: a análise interior é que define suas forças e fraquezas, bem como a análise do exterior que permite a descrição das suas oportunidades e ameaças.

Então, como fazer a matriz SWOT?

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
  • Forças podem potencializar as oportunidades.
  • Forças podem combater as ameaças.
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

O ponto principal da ferramenta é saber relacionar adequadamente as forças e as fraquezas com as oportunidades e as ameaças.

Canvas

O Canvas é uma ferramenta extremamente importante para quem já tem ou quer abrir um negócio. Ele é nada mais que um mapa visual que permite uma análise das estratégias, dinamizando e otimizando o processo.

Ele é dividido em 9 quadrantes com as seguintes questões:

  • Proposta de valor;
  • Segmento de clientes;
  • Os canais;
  • Relacionamento com Clientes;
  • Atividade-chave;
  • Recursos principais;
  • Parcerias principais;
  • Fontes de receita;
  • Estrutura de custos.

Com o modelo canvas é possível entender o funcionamento da empresa de uma forma mais ampla e, assim, melhorar a gestão e os processos, entregando mais demanda e se destacar frente à concorrência.

Se você quer implantar as ferramentas de planejamento estratégico no seu negócio de forma eficiente, nós da B1 Digital disponibilizamos todas essas ferramentas, de forma gratuita.

 Não deixe de adquirir o seu material e a partir de hoje só tomar decisões coerentes com as suas necessidades e com os seus objetivos