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Nicho de mercado: o que é e como encontrar o seu

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Você tem o sonho de empreender, mas não sabe por onde começar a planejar? A solução para seus problemas pode estar no nicho de mercado.

Afinal, competir com empresas bem consolidadas no mercado e tentar vender produtos que atendam um grupo grande de consumidores pode não fazer sentido.

Por isso, ser especialista em um determinado nicho, definir qual produto você vai vender e com qual público conversar é essencial para a saúde do seu negócio.

Assim, se você quer aprender mais sobre o assunto e impulsionar suas vendas, continue aqui! No texto de hoje, vamos revelar os tipos de nichos de mercado e como definir o ideal para o seu negócio.

O que é nicho de mercado?

É uma parcela pequena, pouco contemplada de um segmento de mercado. Em outras palavras, é uma área específica em que seu negócio pode atuar para atrair consumidores, com interesses parecidos em determinado produto.

Exemplificando: no mercado do marketing, o segmento pode ser marketing digital e seu nicho as ferramentas utilizadas, como Google Ads, SEO, Blog, entre outros.

Então, se você já ouviu esse termo em algum lugar, deve saber que ele é importante também para elaborar uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio.

 

Assim, saber quais os tipos de nicho de mercado é o primeiro passo para identificar em qual sua empresa se enquadra melhor.

Tipos de nichos de mercado

Os nichos de mercado são divididos em quatro tipos: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico.

Confira um por um!

Geográfico

O nicho geográfico se baseia nas especificidades da região em que sua persona está. Em geral, leva em consideração o continente, país, estado, cidade, bairro e região. Normalmente, é o mesmo local onde o negócio se encontra.

Em regiões mais frias, por exemplo, os casacos de lã fazem mais sucesso do que em uma região que faz sol em todas as estações.

Portanto, para potencializar as vendas, é importante estudar o local, o público alvo e, obviamente, o mercado concorrente que já existe.

Demográfico

A segmentação demográfica analisa os dados de gênero, idade, renda, religião e grau de escolaridade.

Exemplificando: em uma cidade universitária, pode ser interessante para uma livraria vender livros acadêmicos. 

 Dessa forma, o nicho é baseado de acordo com o comportamento do público alvo, que guia a linguagem utilizada e os produtos que devem ser vendidos.

Comportamental

 O nicho baseado na segmentação comportamental leva em consideração o hábito de consumo, uso e comportamento das pessoas.

Geralmente, para saber o que o seu público deseja, deve-se responder estas perguntas: o que eles procuram, o que precisam, o que conhecem, o que consomem, em que quantidade consomem e com que frequência.

Psicográfico

Neste segmento, leva-se em consideração a  personalidade, estilo de vida e valores dos consumidores.

 Assim, o cliente se preocupa cada vez mais com os valores da empresa e deseja se sentir único, especial.

Portanto, se o seu nicho for restaurante, ele poderá se especializar em comida vegana.

Como definir o nicho de mercado do seu negócio?

Agora que você já conhece os tipos de nichos de mercado, vamos te ajudar a descobrir em qual categoria o seu negócio se encontra.

Entretanto, essa escolha tem que ser feita com planejamento. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, escolher o nicho de forma aleatória pode te fazer perder tempo e dinheiro.

 Assim, é importante refletir sobre algumas questões:

●     Você tem interesse e paixão pelo nicho de mercado escolhido?

●     Você possui conhecimento específico relacionado a esse nicho de mercado?

●     Qual o benefício que você pode oferecer às pessoas através deste conhecimento?

●     Qual o tamanho e a demanda deste nicho de mercado?

●     Quais desejos, dores e necessidades da sua persona?

Após responder essas perguntas, é possível pensar em soluções eficientes para sua persona.

Afinal, conhecer a sua persona é essencial para saber exatamente qual a dor dela e, desta forma, atingir de forma precisa os seus potenciais clientes.

Embora pareça difícil, é possível escolher um nicho de mercado que traga sucesso para o seu negócio.

Para isso, conte com a consultoria de marketing da B1 Digital. Dessa forma, podemos  colocar a sua marca no nicho que ela pertence, criar autoridade e gerar mais vendas no negócio.