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Você sabe como preparar o seu e-commerce para a Black Friday? Confira algumas dicas

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A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano para os vendedores e para os consumidores. Segundo o site E-commerce Brasil, as vendas nos comércios eletrônicos no ano passado tiveram uma alta de 25% em relação a 2019.

Esses dados mostram que, mesmo com a crise decorrente da pandemia, as pessoas não deixaram de comprar. E tudo indica que este ano as vendas vão manter o padrão – ou até mesmo aumentar. 

 Entretanto, é preciso ter boas práticas para não se enrolar e acabar vendendo menos do que poderia.

 Pensando nisso, separamos algumas dicas para te ajudar neste momento tão esperado e fazer o seu e-commerce bater recordes de vendas. Então, papel e caneta na mão para anotar todos os detalhes. Boa leitura!

Planeje bem o seu estoque

É preciso fazer as contas da quantidade de produtos que você tem em estoque e prever o número de vendas. Afinal, nenhum consumidor quer comprar algo e depois ser surpreendido com uma mensagem de ‘’fora de estoque’’, não é mesmo?

Também não é para sair comprando mais do que você pode e acabar com produtos parados no estoque. Por isso, invista apenas nos itens que têm grandes chances de saída.

 Entretanto, com o natal próximo, é possível adquirir artigos que sirvam para as duas épocas. Assim, você não corre o risco de ficar com estoque cheio e também não corre o risco de ficar sem mercadoria para o final do ano.

Divulgue com antecedência

Sabemos que o Google demora algum tempo para indexar os conteúdos e começar a divulgá-los. Por isso, é importante começar as campanhas pelo menos um mês antes da Black Friday.

 Para isso, realizar descontos no estilo “esquenta” é uma ótima estratégia. Pois, além de gerar mais visibilidade para o seu negócio, pode atrair mais clientes que irão consumir seus produtos no final de novembro.

Use e abuse das estratégias de marketing

Por mais óbvio que pareça esta dica, existem empreendedores que ainda não acreditam que o marketing funciona de fato. Por isso, vamos reforçar: não negligencie o poder de uma boa propaganda.

 Por isso, não cometa esse erro! Divulgue o seu produto com antecedência para captar diversos leads através de landing pages, newsletter e materiais ricos. Com os dados que você conseguir, faça disparos de ofertas imperdíveis e personalizadas durante a Black Friday.

Além disso, utilize as redes sociais a seu favor. Os anúncios pagos são uma ótima oportunidade para conseguir clientes. Abuse dos anúncios no estilo “oferta imperdível” ou “últimas unidades”. Não esqueça de utilizar as hashtags para o seu e-commerce ser encontrado.

Ofereça descontos de verdade

Não é novidade que algumas lojas aumentam os preços antes da Black Friday para depois “abaixar”. Entretanto, o consumidor não é mais o mesmo de antes. Ele monitora durante meses os preços para ver se os descontos são reais.

Mesmo que algumas pessoas comprem com o preço normal, não é um risco que vale a pena correr. Isso porque sua loja fica queimada, além de arriscar sofrer processos. Já pensou como isso é prejudicial para a imagem do seu negócio?

Portanto, se você não pode abaixar o preço do seu produto de acordo com a Black Friday, não finja. Faça uma boa propaganda e seja honesto com os preços. Pois mentindo, além de não vender, você poderá perder clientes.

Prepare um SAC especial para a Black Friday

Proporcional ao aumento do número de vendas, os canais de atendimento ao cliente também duplicam o fluxo. Assim, oferecer uma boa experiência de compra é fundamental para fidelizar os clientes.

Quanto mais pessoas comprando, mais chances de quererem tirar dúvidas ou trocar os itens que adquiriram. Por isso, invista em treinamentos especializados para os funcionários responsáveis por esse setor.

Em último caso, contrate mais mão de obra de forma temporária. Pode parecer uma despesa, mas acredite: a competitividade é grande. Dessa  forma, quando o cliente não é bem atendido, ele migra para o concorrente sem pensar duas vezes.

E não se esqueça de manter a qualidade do atendimento nos dias seguintes à Black Friday para eventuais trocas ou intercorrências.

Agora que você anotou todas as dicas, chegou a hora de preparar o seu e-commerce para a Black Friday e aproveitar o evento mais esperado do ano! Se você gostou do nosso conteúdo, aproveite a visita e leia sobre as melhores estratégias de marketing digital